A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, a primeira edição do Workshop Eficiência Capixaba. O encontro aproximou empresas, instituições e especialistas em eficiência energética, promovendo a troca de experiências e orientando o desenvolvimento de novos projetos para o estado.
Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
EDP Encontro debate soluções sustentáveis e anuncia R$ 11 milhões em recursos
O evento reuniu clientes, empresas especializadas em serviços de conservação de energia (ESCOs), parceiros e profissionais da EDP para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. Durante a programação, foram apresentadas diretrizes sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE) e orientações práticas para a elaboração de propostas para a próxima Chamada Pública de Projetos (CPP 002/2026), prevista para abrir no dia 3 de novembro com investimento de R$ 11 milhões.
Segundo Marcos Campos, diretor-geral da EDP Espírito Santo, o workshop nasceu do objetivo de conectar quem tem boas ideias de projetos a quem pode transformá-las em realidade. Um dos destaques foi o painel sobre os desafios e soluções de consumo no estado, com participação de representantes do Hospital da Polícia Militar, Hospital Evangélico de Santa Leopoldina e Prefeitura de Alegre. Regulado pela Aneel, o PEE incentiva o uso racional da energia por meio da modernização de instalações em setores como indústria, iluminação pública, residências e serviços públicos.
Exposição destaca tecnologias de iluminação e valoriza a produção regional
Além das palestras e debates, o Workshop Eficiência Capixaba contou com quatro espaços de exposição. As empresas Ledstar e SX Lighting apresentaram tecnologias em iluminação LED, baterias e soluções para iluminação pública.
O evento também reservou espaço para a valorização de produtos regionais capixabas. De Rio Novo do Sul, o Cantinho do Bolo expôs produtos à base de juçara — fruto símbolo da região que recebeu recentemente seu segundo projeto de iluminação pública pelo PEE. Representando João Neiva, a Queijos Giacomin marcou presença através da parceria iniciada pela EDP no hospital do município, destacando a tradição queijeira local.
Ponto de vista:
A iniciativa da EDP ao promover o Workshop Eficiência Capixaba fortalece a sustentabilidade e a inovação no Espírito Santo. Ao alinhar investimentos financeiros significativos com a capacitação técnica de instituições públicas, hospitais e municípios, a concessionária não apenas incentiva a redução de custos e o consumo consciente de energia, mas também impulsiona a economia regional ao valorizar produtores locais.
Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Assessoria de Comunicação / EDP Espírito Santo | Foto: Divulgação | Redação: Informe Capixaba


