O 25º Encontro de Cafeicultores de Barra do Triunfo reúne produtores e especialistas entre esta sexta-feira (06) e domingo (08), no município de João Neiva, no norte do Espírito Santo. O evento de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, unindo profissionais, técnicos e convidados ligados à cadeia produtiva do café. A programação abrange palestras, rodas de conversa sobre cultivo e intercâmbio de experiências focadas no aumento da qualidade, no manejo sustentável e na valorização dos grãos capixabas, consolidando a tradição e a força da cafeicultura na região.
Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
25º Encontro de Cafeicultores de Barra do Triunfo reúne produtores e especialistas debatendo técnicas de pós-colheita
Durante as atividades de abertura nesta sexta-feira, a gerente de cafeicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Aline Silva, ministrou a palestra central sobre boas práticas de manejo, colheita e pós-colheita. A apresentação destacou como os cuidados contínuos em todas as etapas de produção preservam as propriedades sensoriais dos grãos e garantem maior valor agregado no mercado. O secretário Enio Bergoli ressaltou que a aproximação entre instituições governamentais, técnicos e produtores rurais é o caminho definitivo para manter o Espírito Santo como referência nacional na produção de cafés de excelência.
Saiba mais sobre a cafeicultura enquanto o 25º Encontro de Cafeicultores de Barra do Triunfo reúne produtores e especialistas
A programação do encontro segue até domingo (08) com foco na difusão de conhecimento, tecnologia agrícola e fortalecimento das comunidades rurais de João Neiva. O evento reforça o papel estratégico dos pequenos e médios cafeicultores no desenvolvimento socioeconômico do interior capixaba. Ao priorizar a capacitação técnica para o processamento de grãos superiores, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade no campo, amplia a rentabilidade das famílias produtoras e eleva a competitividade do café produzido no Espírito Santo nos mercados nacional e internacional.
A Seag no Espírito Santo
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag-ES) é o órgão do Poder Executivo estadual responsável por planejar, formular, coordenar e executar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, ao agronegócio, à agropecuária, à pesca e à aquicultura em todo o Espírito Santo.
Sob o comando do secretário Enio Bergoli da Costa, a instituição tem como missão estratégica promover e regular o setor produtivo, apoiando os produtores rurais, a agricultura familiar, os jovens e as mulheres do campo com foco contínuo na inovação, na inclusão social e na sustentabilidade econômica. A Seag atua em estreita articulação com suas autarquias e instituições vinculadas de referência no estado: o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES).
Para impulsionar a economia no campo dos 78 municípios capixabas, a pasta coordena diretrizes e programas estruturantes de grande alcance. Entre os principais planos destacam-se o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag); o Plano ABC+ES (voltado para a transição para uma agricultura de baixo carbono entre 2020 e 2030); e o programa Agro InventorES, iniciativa desenhada para transformar inventos e soluções criadas por produtores rurais — com forte ênfase no setor cafeeiro — em produtos comerciais de alto valor de mercado.
Além disso, a Seag lidera a difusão de tecnologias no meio rural por meio da ampliação de redes de irrigação, obras de infraestrutura viária e hídrica, fortalecimento do seguro e crédito rural, e fomento a ecossistemas de inovação através de parcerias com agtechs e do mapeamento constante do ecossistema de inteligência agropecuária do estado.
Ponto de Vista
A realização da 25ª edição do Encontro de Cafeicultores em Barra do Triunfo demonstra a tradição e a capacidade de evolução do produtor rural de João Neiva. Levar informação técnica sobre colheita e pós-colheita diretamente para a ponta da cadeia produtiva é o caminho mais seguro para agregar valor ao café capixaba. O apoio contínuo do Governo do Estado, por meio da Seag, reforça a importância de unir tecnologia, sustentabilidade e valorização humana para manter o Espírito Santo na vanguarda da cafeicultura nacional.
Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Leonardo Sales / Paula Pignaton / Seag | Foto: Arquivo / Seag / Divulgação | Redação: Informe Capixaba


