A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) confirmou sua forte participação na nova edição do Espírito Santo Innovation Experience (ESX), consolidado como o maior evento de inovação no Espírito Santo. Por meio de uma atuação integrada entre o Senai, o Sesi ES, o Findeslab e o Instituto Senai de Tecnologia, a Federação leva para o público da Grande Vitória uma programação robusta e inteiramente focada em inteligência artificial, transformação digital profunda e competitividade para o mercado industrial. O grande encontro tecnológico, realizado pelo Sebrae/ES e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), acontece na Praça do Papa, em Vitória, estendendo-se de quinta-feira (11) até este sábado, dia 13 de junho de 2026, reunindo os principais nomes do setor.
Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
Logo na abertura do evento, o presidente da Findes, Paulo Baraona, defendeu de forma enfática que a tecnologia de ponta precisa ocupar o centro da agenda de desenvolvimento do Estado. De acordo com o dirigente, o papel estratégico de feiras com foco em inovação no Espírito Santo é conectar universidades, startups de tecnologia e indústrias tradicionais para criar empregos altamente qualificados e gerar avanço socioeconômico real para a população capixaba. Além de rodadas de negócios e networking de alto nível, o estande da federação está oferecendo ativações práticas gratuitas, experiências interativas imersivas em robótica e oficinas voltadas ao desenvolvimento prático de ferramentas de inteligência artificial aplicada à segurança e eficiência fabril.
Torre IA Senai promete transformar a produtividade e a inovação no Espírito Santo
Um dos maiores anúncios do primeiro dia de programação foi apresentado por Juliana Gavini, gerente executiva de inovação e tecnologia do Senai ES, que detalhou os novos investimentos em infraestrutura digital. O grande destaque é o lançamento do projeto da Torre IA Senai, uma estrutura pioneira que será fisicamente instalada dentro do Findeslab. Essa plataforma inovadora vai utilizar inteligência artificial avançada e supercomputadores com alta capacidade de processamento de dados para integrar, em tempo real, sensores e sistemas operacionais de grandes fábricas. Trata-se de uma iniciativa inédita focada em promover a cultura de inovação no Espírito Santo, permitindo o monitoramento de riscos, a manutenção preditiva de maquinários e a prevenção ativa de acidentes de trabalho nas plantas industriais.
Oficinas tecnológicas e experiências com o robô Pepper agitam a Praça do Papa
Para o público jovem e entusiastas da tecnologia que visitarem a Praça do Papa, o Sesi ES e o Findeslab prepararam atrações de destaque internacional. Entre as oficinas mais procuradas está a “STEM Racing”, que oferece aos participantes uma imersão completa em competições tecnológicas com simuladores de pilotagem de alta velocidade e testes de protótipos. Outro sucesso absoluto de interatividade é o Robô Pepper, que interage diretamente com os visitantes na Arena Experience. Na programação de workshops, destaca-se o treinamento “Olho de Lince”, focado em ensinar o público a programar sua primeira inteligência artificial de visão computacional e clonagem de voz personalizada, democratizando o conhecimento tecnológico de ponta.
Ponto de Vista
O ESX na Praça do Papa prova que o nosso Estado não está apenas assistindo à revolução tecnológica, mas liderando o processo no país. Ver a Findes lançar um projeto pioneiro como a Torre IA Senai mostra como a nossa indústria está se blindando para o futuro, unindo aumento de produtividade com a segurança do trabalhador no chão de fábrica. Trazer robôs interativos e simuladores de corrida para o público geral é uma forma fantástica de inspirar as próximas gerações de engenheiros e cientistas capixabas. A inovação não é mais uma opção para as empresas do nosso Estado, é o único caminho para continuar crescendo. Você já foi lá conferir a tecnologia do robô Pepper de pertinho?
Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Rita Benezath e Anderson Barollo | Foto: Arquivos FINDES | Redação: Informe Capixaba


