A adoção de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) nas instituições de saúde tem avançado de forma acelerada e ganha espaço como estratégia para a realização de uma gestão mais sustentável e eficiente. A Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) vem se destacado ao direcionar suas ações também para o desenvolvimento sustentável.
Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
Instituição incentiva a sustentabilidade na área de gestão hospitalar
A associação administra seis unidades hospitalares no estado do Espírito Santo e em cada uma delas incentiva as iniciativas com o foco nessa proposta. O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Hospital Evangélico de Santa Leopoldina (HESL) e Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá (HESMJ) aderiram ao projeto Tampinha do Bem em parceria com o Sindiplates. Em seis meses de projeto mais de 251 mil tampinhas foram retiradas do meio ambiente.
“Esse projeto incentiva o descarte correto de resíduos plásticos e ainda beneficia os pacientes atendidos em nossas unidades. O valor arrecadado com a venda das tampinhas é destinado para nossos hospitais. Neste mês de junho, novas cadeiras de rodas foram compradas com essa verba. E quero reforçar que o projeto continua!”, disse o presidente da Aebes, Rodrigo André Seidel.
Eficiência energética e redução de custos nos hospitais capixabas
No HESL foi implementado o projeto do Programa de Eficiência Energética da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, regulado pela ANEEL, no início desse ano.
“A partir desse projeto, foram instalados painéis solares fotovoltaicos na unidade e hoje produzimos a nossa própria energia. Também foi realizada a substituição por lâmpadas de LED mais eficiente e a modernização do sistema de climatização da unidade hospitalar. O que representa uma redução de mais de R$ 77 mil reais por ano nas contas do hospital”, destaca o presidente da Aebes.
Programação especial para o Dia do Meio Ambiente na saúde
O HEVV e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves possuem um histórico de premiações e reconhecimentos pelas ações de responsabilidade social. E para dar continuidade a esse trabalho, a Aebes promoverá neste mês de junho, uma série de ações em todas as suas unidades em celebração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho).
“Nós preparamos dinâmicas e ações para os nossos funcionários. Também vamos oferecer uma palestra online para que todos possam participar e assim tenham cada vez mais consciência ambiental e sejam inseridos na cultura da sustentabilidade e compromisso ambiental da instituição”, declara a gerente de hotelaria Jurrene Guerra.
Serviço:
- Ecopontos para doação de tampinhas: Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Hospital Evangélico de Santa Leopoldina (HESL) e Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá (HESMJ)
- Horário: 8h00 às 18h00
- Tampas aceitas: Tampas de garrafa PET, de leite, de produtos de limpeza e de potes de alimentos. Vale reforçar que tampas de metal NÃO serão aceitas.
Sobre a Aebes Atualmente, a Aebes administra seis hospitais no Espírito Santo. A instituição é mantenedora do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), do Hospital Evangélico de Santa Leopoldina (HESL) e do Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá (HESMJ). Além disso, a Aebes é responsável pela gestão do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), há 13 anos, do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), há quase seis anos e da Maternidade Municipal de Cariacica (MMC), há 18 anos.
Ponto de Vista: A incorporação de pilares ESG na gestão hospitalar da Aebes demonstra que a sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental, gerando economia real de recursos públicos e privados e revertendo benefícios diretos no atendimento humanizado e na infraestrutura para os pacientes do Espírito Santo.
Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Assessoria de Imprensa AEBES | Foto: Divulgação | Redação: Informe Capixaba


