Um retrato que conta histórias, preserva tradições, traduz a riqueza cultural e revela a essência de um lugar. É com esse propósito que está aberto o Concurso Nacional de Fotografia – Pessoas, Produtos e Territórios, iniciativa que convida participantes de todo o país a capturar, em imagens, aquilo que torna cada região brasileira única. A proposta da premiação é valorizar registros que evidenciem a relação entre comunidades, produção e território, focando nas chamadas Indicações Geográficas (IGs).
No Brasil, já são mais de 150 Indicações Geográficas reconhecidas, envolvendo produtos como artesanato de barro, cachaça, mel, palmito pupunha e vinhos. No Espírito Santo, destacam-se 11 IGs, incluindo as panelas de barro, o mármore, as amêndoas do cacau, o inhame, o socol, os cafés conilon e arábica, a pimenta-do-reino, a pimenta-rosa e o beiju.
O concurso integra o Programa de Desenvolvimento de Indicações Geográficas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG), a Agência Mafalda Press e os Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) e de São Paulo (IFSP). Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, estudantes, produtores, pesquisadores e o público em geral, com idade mínima de 16 anos e residência no Brasil. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o próximo domingo (22), exclusivamente on-line.
As fotografias devem ser inscritas em três categorias: Pessoas, Produtos e Territórios. As melhores imagens serão certificadas e poderão integrar a Exposição Nacional de Fotografia em Indicações Geográficas, além de compor o e-book “Origem BR: Pessoas, Produtos e Territórios”. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis nos canais oficiais do programa, representando uma ação educativa e cultural de valorização do patrimônio brasileiro.
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Kelly Kalle / Ifes | Foto: Divulgação Envato | Redação: Informe Capixaba | Suporte: IA


