O município de Cariacica, no Espírito Santo, se prepara para ser o epicentro da cultura ancestral brasileira ao sediar o XV Encontro Nacional de Capoeira Gingando pela Paz. Com uma extensa programação totalmente aberta ao público, o evento vai reunir praticantes, mestres renomados e entusiastas de diversas regiões do país entre os dias 20 e 23 de agosto. A iniciativa promete movimentar a Região Metropolitana da Grande Vitória com aulões, oficinas formativas, vivências inclusivas, manifestações culturais, lançamento de obras literárias e o tradicional batizado com troca de cordas.
Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
A realização do projeto é fruto de uma parceria estratégica entre a Agência de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem) e o Ministério da Cultura, contando com a liderança e coordenação geral da Mestra Baixinha, liderança do prestigiado Grupo ACAPOEIRA. Além de sua relevância artística, a iniciativa possui uma forte pegada de transformação social ao integrar crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade atendidos pelo projeto Capoeira Transformando Vidas, desenvolvido na Associação Reame, na comunidade de Cruzeiro do Sul, além de mobilizar participantes de diversas outras iniciativas comunitárias capixabas.
Diversidade e inclusão no encontro nacional de capoeira
A projeção do evento ultrapassa as fronteiras capixabas e já conta com delegações confirmadas vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Ceará, Paraná e Pernambuco. Essa rica troca interestadual possibilitará aos alunos o contato direto e o aperfeiçoamento técnico com grandes referências da arte nas suas mais variadas vertentes operacionais e regionais.
Além de incentivar o surgimento de novos talentos nas pistas e rodas, a proposta garante total acessibilidade e protagonismo para pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes. O público presente terá acesso a um ambiente altamente acolhedor, planejado para estimular a formação de plateia, a equidade de gênero e a participação democrática em todas as etapas das oficinas corporais.
Programação e manifestações no encontro nacional de capoeira
As atividades começam na quinta-feira (20), com a abertura oficial realizada na Estação Cidadania-Esporte, localizada no Parque O Cravo e a Rosa, das 19h30 às 21h, trazendo um grande aulão e roda de confraternização. Já na sexta-feira (21), as ações se transferem para a sede da APAE Cariacica, com início às 19h, destacando a apresentação cultural da Banda Fanfacongo — grupo que une de forma brilhante a cadência do congo capixaba aos arranjos da fanfarra. Na sequência, a Mestra Morena (SP) comanda um aulão focado em neurodivergentes, antecedendo as oficinas formativas do dia.
No sábado (22), também na APAE, as vivências acontecem durante todo o dia, das 9h às 18h30, reunindo cursos de aperfeiçoamento, palestras e oficinas de ritmo como Jongo, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Batuque Cultural e Musicalidade. A programação cultural traz ainda o lançamento do livro A Poética da Resistência: a Trajetória Ancestral e Educadora de Mestra Baixinha, assinado pela professora Mônica Beltrão (Coletivo Elas Gingam/PE), e a contação de histórias do livro infantil O Menino Mestre e o Rei Zumbi: arte da capoeira, do Mestre Klaithy (RS).
O encerramento será na manhã de domingo (23), das 9h às 13h, com o solene batizado de capoeira, entrega de graduações e apresentações folclóricas. O evento conta com o patrocínio master da Vale e do incentivo federal via Lei Rouanet.

Serviço
20 de agosto (quinta-feira)
- Atração: Abertura Oficial | Aulão e Roda de Capoeira
- Local: Estação Cidadania-Esporte (Parque O Cravo e a Rosa)
- Horário: 19h30 às 21h
21 de agosto (sexta-feira)
- Atração: Apresentação Cultural com a Banda Fanfacongo | Aulão Inclusivo de Capoeira | Oficinas Formativas | Roda de Capoeira
- Local: APAE Cariacica
- Horário: 19h às 21h30
22 de agosto (sábado)
- Atração: Oficinas Formativas | Cursos de Aperfeiçoamento Técnico | Palestra e Lançamento de Livro | Oficinas de Batuque Cultural, Jongo, Samba de Roda, Tambor de Crioula e Rodas de Capoeira
- Local: APAE Cariacica
- Horário: 9h às 18h30
23 de agosto (domingo)
- Atração: Batizado de Capoeira | Cerimônia de Troca e Entrega de Cordas | Apresentações Culturais
- Local: APAE Cariacica
- Horário: 9h às 13h
Ponto de Vista
O incentivo à capoeira como ferramenta de inclusão e preservação da nossa identidade cultural é um dos pilares mais bonitos de transformação social no Espírito Santo.
Quando Cariacica abre espaço para receber mestres e atletas de todo o país, o estado reafirma o seu papel de vanguarda na valorização das nossas raízes afro-brasileiras e no acolhimento de pessoas com deficiência e jovens em situação de vulnerabilidade.
Ver uma programação tão rica reunir esporte, música, literatura e cidadania em um só lugar nos mostra a força que a cultura possui para unir comunidades, gerar oportunidades e promover a paz. É um evento que orgulha o povo capixaba e merece todo o nosso destaque e prestígio.
Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Elaine Dal Gobbo | Foto: Divulgação / Adesjovem | Redação: Informe Capixaba


