Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: Festival de Cinema de Vitória: 33ª edição homenageia a atriz Camila Morgado
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Destaques > Festival de Cinema de Vitória: 33ª edição homenageia a atriz Camila Morgado
DestaquesCulturaEstadoFestas e Eventos

Festival de Cinema de Vitória: 33ª edição homenageia a atriz Camila Morgado

Última Atualização 8 de junho de 2026 15:22
7 min de leitura
Compartilhar
Atriz Camila Morgado sorrindo, sendo a homenageada nacional do festival capixaba.
Camila Morgado será homenageada com o Troféu Vitória no 33º Festival de Cinema de Vitória.
Compartilhar

A atriz Camila Morgado será a Homenageada Nacional da 33ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que será realizada de 18 a 25 de julho de 2026, no Espírito Santo. Camila receberá o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, publicação biográfica assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos.

Contents
  • Festival de Cinema de Vitória celebra trajetória de sucesso de Camila Morgado
      • Grandes nomes da dramaturgia e os apoiadores do evento cultural
      • Ponto de Vista:

Leia mais!

Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.

A estreia de Camila Morgado em longas-metragens ocorreu em “Olga” (2004), drama biográfico dirigido por Jayme Monjardim e baseado no livro de Fernando Morais. O papel foi um dos principais marcos na carreira da atriz, até hoje lembrada pela emblemática frase “eu estou grávida de Luiz Carlos Prestes”, uma das cenas mais marcantes do cinema brasileiro. O filme alcançou mais de 3 milhões de espectadores nos cinemas e conta a história da judia alemã Olga Benário Prestes, desde seu exílio e treinamento militar em Moscou até sua prisão e deportação para a Alemanha nazista.

A carreira de Camila nos cinemas soma mais de 10 produções, como o documentário “Vinicius”, de Miguel Faria Jr, em que ela conduz a narrativa da obra declamando poemas e histórias sobre o poeta carioca em parceria com o ator Ricardo Blat. Entre os blockbusters, integrou o elenco dos recordes de bilheteria nacional em 2013 e 2015, “Até que a Sorte nos Separe” 2 e 3, de Roberto Santucci com Leandro Hassum.

- Publicidade -

No circuito de festivais e cinema de gênero, protagonizou o thriller “O Animal Cordial” (2018), de Gabriela Amaral Almeida, e o drama “Vergel” (2017), coprodução internacional dirigida por Kris Niklison. Também atuou nas comédias Bem Casados (2015), de Aluizio Abranches, com Alexandre Borges; e “Divórcio” (2017), de Pedro Amorim, ao lado de Murilo Benício. Ainda em 2026, a atriz se prepara para o lançamento de dois longas inéditos: “Sedução”, de Zelito Viana e Marcos Palmeira; e “Nova Éden”, de Aly Muritiba.

Continúe lendo!

Festival de Cinema de Vitória celebra trajetória de sucesso de Camila Morgado

Nas plataformas de streaming, teve destaque como Janete, mulher que enfrenta um relacionamento abusivo na primeira temporada de “Bom Dia, Verônica” (2020), original Netflix. A interpretação que lhe rendeu o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Televisão. Na sequência, protagonizou “Sentença”, série do Prime Vídeo. Na produção, ela interpretou Heloísa, uma advogada criminalista responsável pela defesa de uma acusada em um crime que chocou o país.

Camila estreou nos teatros no final da década de 1990 com o espetáculo “Graal” (1997), dirigido por Gerald Thomas, e que marcou sua formatura na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Depois a atriz integrou a Cia de Ópera Seca, coordenada pelo diretor, até 2001, quando esteve em projetos como “Nowhere Man” e “Ventriloquist” (1999). Dois anos depois, estreou na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” (2003), um sucesso da Globo que se tornou um dos clássicos contemporâneos da televisão brasileira. Na obra dirigida por Jayme Monjardim, ela interpreta Manuela, uma mulher que destaca a importância do papel feminino durante a Guerra dos Farrapos.

Na televisão, esteve na novela “América” (2004), de Glória Perez, como a vilã May. Divertiu o público como Noêmia, uma das três mulheres de Cadinho (Alexandre Borges), em “Avenida Brasil” (2012), ao lado de Carolina Ferraz e Débora Bloch. A atriz voltou a repetir a parceria com a autora Maria Adelaide Amaral nas séries “Um Só Coração” (2005), em que interpretou Cacilda Becker; e “JK” (2006), como Ana Rosemberg, além da novela “A Lei do Amor” (2016).

- Publicidade -

Também foi a empresária Mara Moreira, em “O Canto da Sereia” (2013), microssérie baseada no livro homônimo de Nelson Motta; “Maria Angélica” no remake de “O Rebu” (2014); e a professora Gabriela, em “Malhação: Vidas Brasileiras” (2018), na 26ª temporada da novela adolescente. Seus trabalhos mais recentes nas novelas foram em dois remakes de Benedito Ruy Barbosa: “Pantanal” (2022), como Irma; e “Renascer” (2024), como Dona Patroa.

Grandes nomes da dramaturgia e os apoiadores do evento cultural

Nos palcos, foi dirigida por Marília Pêra, na comédia “Doce Deleite” (2008), em que dividiu a cena com Reynaldo Gianecchini. Ao lado de Vera Holtz e Antonio Petrin, ela esteve em “Palácio do Fim” (2012), dirigida por José Wilker, que abordava em textos intensos fatos ocorridos na Guerra do Iraque. Após um hiato de mais de 10 anos, Camila voltou ao teatro em “A Falecida” (2023), texto de Nelson Rodrigues. A produção, dirigida por Sérgio Modena, é a realização de um sonho da atriz que sempre desejou interpretar um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos.

O 33° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Vale, através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil, do Fórum dos Festivais, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. Conta também com o apoio cultural da Vol Service e a parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

- Publicidade -

Ponto de Vista:

A escolha de Camila Morgado como grande homenageada reforça a força do Festival de Cinema de Vitória como vitrine da nossa cultura nacional. Valorizar artistas que entregam alma a papéis inesquecíveis, de Olga Benário a Dona Patroa, mostra a importância de manter as telas e os palcos capixabas acesos. Prestigiar o cinema nacional em julho é apoiar a nossa própria identidade.

Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com

Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Paula Dell’Isola / Galpão Produções | Foto: Nana Moraes | Redação: Informe Capixaba

Anchieta: Segundo o TCE/ES, município sobe para 5º posição na transparência ativa
Vale abre vagas para Programa de Estágio 2023
Estado: Hemoes de Vitória não funciona neste domingo (05)
Em 2023 Anchieta já teve 940 notificações de dengue
Guapari: Boletim Epidemiológico 19/7
ETIQUETADO:atriz Camila MorgadoCamila Morgadocinema nacionalCultura CapixabaFestivalFestival de Cinema de VitóriaInforme CapixabaValeVanuza Oliveira
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Coleta de sangue no calcanhar de um bebê para a realização do Teste do Pezinho pelo SUS. Teste do Pezinho: ES amplia exame para 10 doenças raras no Junho Lilás
Próxima Notícia Trator e operários realizando serviços de infraestrutura e pavimentação em estrada de terra. Obra de 3 km de pavimentação e drenagem é iniciada no Gavião em Alfredo Chaves
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.