As obras do sistema de macrodrenagem do bairro Macrina, em Alfredo Chaves, avançam para a fase final, consolidando um dos maiores investimentos em infraestrutura urbana e prevenção de enchentes do município de Alfredo Chaves. Em 2025, o projeto foi ampliado, a pedido da atual gestão, incorporando novas intervenções que reforçam a segurança e a qualidade de vida da população, entre eles, a canalização com manilhas no ‘Valão da Palha’.
Nota da redação: Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
Também está em andamento a construção da Praça São Benedito. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, a obra já alcançou cerca de 90% de execução. Com a ampliação realizada em 2025, o projeto recebeu um acréscimo de R$ 1.911.315,93, após a identificação da necessidade de novos investimentos para ampliar a área atendida e reduzir riscos de alagamentos em regiões adjacentes.
O prefeito Hugo Luiz está animado com o andamento das obras e planeja novidades para a população na área do ‘valão’ que vem sendo canalizada. “Iremos elaborar um projeto e ir atrás de recursos para a construção de uma ciclovia no local”, comentou.
Investimentos na Macrina: Canalização e expansão da infraestrutura urbana
Segundo a secretária municipal Jane Bettcher, o aditivo permitiu incluir novas obras de drenagem, a expansão das galerias e a construção de um espaço público integrado. Além da macrodrenagem, o projeto contempla esgotamento sanitário, pavimentação, calçadas e a criação de áreas de convivência, beneficiando diretamente cerca de 3.200 moradores.
Com recursos do Fundo Cidades, do Governo do Estado, o investimento total atualizado chega a R$ 9.576.997,67. A execução é realizada com gestão da Secretaria Estadual de Governo (SEG), reforçando o compromisso conjunto entre Estado e município para promover o desenvolvimento.
Segurança contra enchentes: Fundo Cidades garante melhorias na infraestrutura urbana
Ponto de Vista: O avanço da macrodrenagem e da canalização do Valão da Palha é uma resposta histórica aos problemas de alagamento que castigavam Alfredo Chaves. Ao investir quase 10 milhões de reais em saneamento, pavimentação e áreas de lazer, a gestão municipal não apenas protege a vida dos moradores da Macrina, mas pavimenta o caminho para a valorização imobiliária e o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.
Envie sua sugestão de pauta para: informecpixaba@gmail.com
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Dirceu Cetto | Foto: Dirceu Cetto | Redação: Informe Capixaba


