A Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) integra a maior delegação brasileira da história rumo à Hannover Messe, na Alemanha. O objetivo é fortalecer a indústria capixaba no mercado global, aproveitando um momento em que as exportações para o país europeu subiram 11,6%. Liderada pela CNI, a missão foca em inovação, sustentabilidade e novas parcerias estratégicas
Nota da Redação: “Para garantir a precisão e a sua segurança, esta matéria é revisada periodicamente pela nossa equipe. Novas informações e detalhes importantes podem ser acrescentados a qualquer momento.
O presidente da FINDES, Paulo Baraona, destaca que o setor industrial já representa 28,5% da economia do Espírito Santo. Participar de eventos como o 42º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) é fundamental para inserir a indústria capixaba no mercado global, atraindo investimentos em áreas como automação e robótica. A comitiva visitará gigantes como Airbus e Volkswagen para trocar experiências tecnológicas de ponta.
Inovação e parcerias para a indústria capixaba no mercado global

O SENAI ES também acompanha a missão com foco especial na indústria automobilística, de olho em novos investimentos como a chegada da GWM e a expansão da Marcopolo no Estado. A meta é mapear avanços em inteligência artificial e gêmeos digitais, pilares que prometem elevar a indústria capixaba no mercado global. Em 2025, o comércio bilateral entre os dois países movimentou mais de US$ 20 bilhões, mostrando o tamanho da oportunidade para os empresários locais.
Continue lendo!
Além da feira, a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia é um dos temas centrais. A expectativa é que a redução de tarifas e a maior previsibilidade regulatória facilitem ainda mais a entrada da indústria capixaba no mercado global. Com o Brasil sendo o país parceiro da Hannover Messe em 2026, o Espírito Santo se posiciona na vanguarda para atrair capital humano qualificado e tecnologia de última geração para o desenvolvimento industrial.
Ponto de Vista
A presença da FINDES na Alemanha não é apenas uma viagem de negócios, mas uma declaração de que o Espírito Santo está pronto para a Indústria 4.0. No Informe Capixaba, entendemos que conectar nossa produção local com os padrões alemães de eficiência é o que garantirá o futuro dos nossos empregos e da nossa economia. Trazer essas tecnologias para solo capixaba é o diferencial que colocará a nossa indústria capixaba no mercado global de forma definitiva.
Editora-Chefe: Vanuza Oliveira | Fonte: Fiorella Gomes / CNI | Foto: Arquivo Findes | Foto 02 :Sistema Fiep| Redação: Informe Capixaba | Suporte: IA


