Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: Brasil aposta em relacionamento institucional para ampliar oportunidades na Arábia Saudita
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Destaques > Brasil aposta em relacionamento institucional para ampliar oportunidades na Arábia Saudita
Destaques

Brasil aposta em relacionamento institucional para ampliar oportunidades na Arábia Saudita

Última Atualização 26 de janeiro de 2026 20:47
7 min de leitura
Compartilhar
Na foto, Fábio Cruz (vice-presidente da Centrorochas) e Paulo Uchôa (Embaixador do Brasil no Reino da Arábia Saudita) [Crédito da foto: Karina Porto-Firme]
Compartilhar

Setor brasileiro de rochas naturais avança em estratégia de posicionamento internacional, com foco no diálogo técnico e na identificação de novas frentes de cooperação entre os dois países.

Vitória (ES), 26 de janeiro de 2026 – Em um contexto de forte expansão do setor de construção no Oriente Médio, o setor brasileiro de rochas naturais intensifica sua estratégia de inserção no mercado saudita. Após uma agenda prospectiva realizada em novembro, representantes da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) retornam a Riade para dar sequência ao diálogo comercial com atores estratégicos do país.

Como parte dessa agenda, no dia 05 de fevereiro, será realizado um jantar na Residência Oficial da Embaixada do Brasil em Riade, concebido como um espaço de relacionamento entre o Brasil e o ambiente de negócios local. A iniciativa é promovida pela Embaixada do Brasil no Reino da Arábia Saudita e pela Centrorochas, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), no âmbito do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone.

O encontro reunirá convidados da arquitetura, do design e da construção civil local, em uma proposta voltada ao diálogo técnico e à identificação de novas frentes de cooperação entre os dois países. A delegação brasileira será composta pelo vice-presidente da Centrorochas Fábio Cruz, e pela head de comunicação Karina Porto-Firme. O arquiteto brasileiro Junior Andrade integra a agenda com uma contribuição técnica voltada ao diálogo com profissionais do mercado saudita.

- Publicidade -

O arquiteto brasileiro Junior Andrade, profissional com atuação consolidada no Oriente Médio e em outros mercados internacionais, conduzirá o talk “De Arquiteto para Arquiteto”, com a proposta de promover uma troca direta de experiências sobre a prática arquitetônica e o uso de rochas naturais em diferentes contextos culturais e construtivos.

Outro destaque será a apresentação “Brazilian Natural Stones: Inspirational Versatility”, que abordará a diversidade geológica do Brasil, a versatilidade estética dos materiais e os atributos de sustentabilidade das rochas naturais brasileiras, com ênfase em suas aplicações em projetos de arquitetura e design contemporâneos.

Segundo o vice-presidente da Centrorochas, Fábio Cruz, a iniciativa reflete uma estratégia de longo prazo. “Ao dar continuidade à Missão Prospectiva iniciada em 2025, o setor brasileiro de rochas naturais aposta no relacionamento institucional como instrumento de posicionamento no mercado saudita. Com a COP30 programada para acontecer em Riade e a sustentabilidade no centro da agenda global, ganha ainda mais relevância um setor cuja base produtiva está associada a materiais naturais e soluções de longo ciclo de vida”, afirma.

Conexão Riade–Abu Dhabi

Impulsionado por um ciclo robusto de investimentos, o Oriente Médio consolida-se como um dos mercados mais relevantes para a indústria global da construção, com US$ 1,7 trilhão em projetos concentrados na Arábia Saudita e cerca de US$ 700 bilhões em obras em andamento nos Emirados Árabes Unidos. É nesse contexto que as ações realizadas em Riade serão complementadas, na sequência, por atividades em Abu Dhabi, ampliando o alcance regional da agenda brasileira.

- Publicidade -

Entre 06 e 09 de fevereiro, a delegação participará da Bond Arc Middle East, encontro que reúne alguns dos principais arquitetos comerciais do Oriente Médio em uma programação focada em relacionamento estratégico, com reuniões individuais e networking qualificado ao longo de três dias e três noites.

“A Bond oferece um ambiente de conexão direta entre o setor produtivo e os profissionais que influenciam projetos globais. O formato de encontros reduzidos amplia a compreensão sobre os materiais brasileiros e fortalece as chances de especificação em novos projetos”, detalha Fábio Cruz.

Quem é Junior Andrade

- Publicidade -

Junior Andrade é arquiteto e empresário brasileiro, com atuação internacional em 14 países, incluindo Oriente Médio, Estados Unidos e Europa. Assina projetos residenciais, corporativos e comerciais de grande escala, com destaque para showrooms de marcas globais como Bentley, Bugatti e Lamborghini. Criador do conceito “Além do Projeto”, atua também como palestrante e formador, tendo capacitado mais de 2.000 arquitetos por meio de seus programas educacionais no Brasil.

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas naturais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.

Sobre a Centrorochas

A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

por: Karina Porto Firme/ Foto: Divulgação

Praia Central de Anchieta: obras para revitalização e construção de novo calçadão
Semana do Meio Ambiente
Anchieta é referência em boas práticas na gestão para servidores de diversos estados do Brasil
Iconha: Semana de Prevenção ao Uso de Drogas
Ferrovias da Vale atingiram melhor desempenho em eficiência energética dos últimos dez anos
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Para Rai completa 40 anos e promete sacudir Conceição da Barra em todos os dias de Carnaval
Próxima Notícia Fábrica de papéis higiênicos da Suzano desenvolve em Aracruz embalagem do Mimmo exclusiva para atacarejo
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.