Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: 31º Festival de Cinema de Vitória: confira o que vai rolar até quinta
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Cultura > 31º Festival de Cinema de Vitória: confira o que vai rolar até quinta
CulturaDestaquesEstadoFestas e EventosNotícias

31º Festival de Cinema de Vitória: confira o que vai rolar até quinta

Última Atualização 24 de julho de 2024 15:10
13 min de leitura
Compartilhar
Compartilhar

  Lázaro Ramos. Crédito: Vinicius Mochizuki

 

O maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo continua rolando e a programação dos próximos dias está imperdível. Debates, formações, sessões especiais, premiação dos vencedores e uma bela homenagem a Lázaro Ramos marcam os dois dias finais do 31º Festival de Cinema de Vitória (FCV). O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo.

- Publicidade -

Na quarta e quinta, os dias começam com a Oficina “Distribuição e Promoção para Filmes de Baixo Orçamento (B.O.) com Leila Bourdoukan”, no Lab Maker, do HUB ES+, às 9 horas. Por lá, na quinta-feira, às 14 horas, tem ainda a formação “Marcélia Cartaxo: De Macabéa a Pacarrete”, no Auditório. As inscrições para as formações estão encerradas. O Hotel Senac Ilha do Boi recebe os realizadores da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, sempre às 10 horas. A participação é aberta ao público.

Na sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória, às 14 horas tem 11ª Mostra Outros Olhares – Programa Outros Brasis, com exibição dos curtas Canto das areias, de Maíra Tristão, Celebrazione, de Luiz Carlos Lacerda e Macaléia, de Rejane Zilles. No mesmo horário, a sala Marien Calixte recebe a 8ª Mostra Nacional de Videoclipes, exibindo 14 produções vindas de todos os cantos do País.

- Publicidade -

No Teatro Glória, às 19 horas tem 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, exibindo Pássaro memória, de Leonardo Martinelli, Quebrante, de Janaina Wagner, Axé meu amor, de Thiago Costa e Deusa menina, de Juane Vaillant. A noite termina com Sekhdese, de Graciela Guarani e Alice Gouveia na 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.

Homenagem e premiação

- Publicidade -

 

O último dia do 31º Festival de Cinema de Vitória é reservado para a premiação dos vencedores do Troféu Vitória e para celebrar a trajetória de Lázaro Ramos. Ator, diretor e escritor Lázaro Ramos é o Homenageado Nacional do 31º Festival de Cinema de Vitória. Como parte da homenagem, o artista receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, que trata da sua vida e trajetória profissional.

Em sua carreira, Lázaro Ramos interpretou personagens que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros. No cinema, participou de mais de 40 filmes, como o premiado Madame Satã, de Karim Aïnouz, O Homem Que Copiava (2003), Meu Tio Matou um Cara (2004) e Saneamento Básico (2007), de Jorge Furtado, e Ó Paí Ó (2007), de Monique Gardenberg. Em 2022, estreou na direção de longas-metragens com Medida Provisória. Na TV, Foguinho, da novela Cobras & Lagartos, e Mr Brau, da série homônima, são personagens que fazem parte da história da televisão brasileira, como Mário Fofoca que ele interpretou no remake de Elas Por Elas, em 2024. Nos palcos, entre grandes trabalhos, desde 2015 ele dirige, atua e produz o espetáculo O Topo da Montanha, peça teatral em que, ao lado de Taís Araujo, interpreta o reverendo Martin Luther King, e que já levou mais de 300 mil espectadores ao teatro. O artista também tem lugar de destaque na literatura onde já escreveu uma série de livros para o público infantojuvenil, a publicação Medida Provisória: Diário do Diretor, que conta os bastidores da direção de seu primeiro filme; e o best seller Na Minha Pele, livro que marca sua estreia na literatura adulta e o consagrou como um dos escritores negros mais vendidos do país.

Não se Aproxime: A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales

 

Premiação: Troféu Vitória em 34 categorias

Os 78 filmes selecionados e divididos em 12 Mostras Competitivas concorrem ao Troféu Vitória em 34 categorias e a escolha dos premiados é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo Júri Popular, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas. Confira as categorias de premiação do Festival.

28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas: Troféu Vitória nas categorias Melhor Filme (Júri Técnico); Melhor Filme (Júri Popular); Prêmio Especial do Júri; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Contribuição Artística; Melhor Interpretação.

24º Festivalzinho de Cinema de Vitória: Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular).

14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas: Troféu Vitória nas categorias Melhor Filme (Júri Técnico); Melhor Filme (Júri Popular); Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Contribuição Artística; e Melhor Interpretação

14ª Mostra Quatro Estações, 13ª Mostra Foco Capixaba, 13ª Mostra Corsária, 11ª Mostra Outros Olhares, 9ª Mostra Mulheres no Cinema, 9ª Mostra Cinema e Negritude, 8ª Mostra Nacional de Videoclipes; 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, 6ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico – Cada mostra premia com Troféu Vitória nas categorias Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular).

 

Sessões especiais

O 31º Festival de Cinema de Vitória promove duas sessões especiais. A primeira é a exibição do documentário Lobby do Batom, de Gabriela Gastal, que será exibido fora de competição, no dia 25 de julho, às 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. A produção, que conta com roteiro de Christiana Albuquerque e produção de Renata Fraga, apresenta depoimentos de um grupo de mulheres – como a deputada federal Benedita da Silva e a escritora Marina Colasanti – que protagonizaram as ações que, em 1985, criaram o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. A diretora Gabriela Gastal e a produtora Renata Fraga participarão de um debate com a plateia logo após a sessão.

Outro destaque da programação é o lançamento de Não se Aproxime: A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, que será exibido na Sessão Especial de Encerramento, no dia 25 de julho, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória. O documentário conta a história da capixaba Carmélia Maria de Souza, que era escritora, e trabalhou nos principais jornais do Espírito Santo, como A Tribuna e A Gazeta, além de atuar em diversos espaços relacionados à informação e à cultura. Mulher negra e lésbica, faleceu aos 38 anos, na década de 1970. Embora seus textos estejam na história da produção literária capixaba, só teve um livro publicado postumamente.

7ª Mostra Cinema de Bordas

De caráter não competitivo, o festival realiza a Mostra Cinema de Bordas que, em 2024, chega em sua sétima edição. A janela audiovisual tem a curadoria da escritora e pesquisadora Bernadette Lyra, criadora do termo “cinema de bordas”, e a parceria da jornalista, e também escritora, Lívia Corbellari, que atuou como assistente de curadoria. Nesta edição, a sessão exibe o longa-metragem A Noite das Vampiras, de Rubens Mello, no dia 25, às 16 horas, na sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.

Entrada gratuita

Toda a programação do 31º Festival de Cinema de Vitória é gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As atividades de formação são para o público previamente inscrito.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

31º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 24 E 25

 

Quarta-feira – 24 de julho

9h – Oficina “Distribuição e Promoção para Filmes de Baixo Orçamento (B.O.) com Leila Bourdoukan”, Lab Maker, HUB ES+

10h – Debate com os realizadores da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi

14h – 11ª Mostra Outros Olhares – Programa Outros Brasis –  Sala Cariê Lindenberg – 2º andar (Sesc Glória)

  • Canto das areias (Maíra Tristão, DOC, ES, 21′)
  • Celebrazione (Luiz Carlos Lacerda, FIC, RJ, 20′)
  • Macaléia (Rejane Zilles, DOC, RJ, 25′)

14h – 8ª Mostra Nacional de Videoclipes – Sala Marien Calixte – 3º andar (Sesc Glória)

  • Palavras mágicas, de Carlon Hardt. Artista: Renan Inquérito, Emicida e Adriana Partimpim (PR)
  • Longe do medo, de Luiz Vilemen da Fonte. Artista: Felipe S. (PE/SP)
  • Babilônia, de Ricardo Monteiro. Artista: Pedro Santos (SP)
  • Boca do cais, de Luna Colazante. Artista: Murica feat yung vegan (DF)
  • Forte como fogo, de Mariano Tavares e Rita Machado. Artista: Mariano Tavares (RN)
  • Louva deusa, de Pedro Henrique França. Artista: Letrux (RJ)
  • Tirar o melhor do pior, de Everton Radael. Artista: Auri (ES)
  • Água salgada, de Wyucler Rodrigues. Artista: Ada Koffi (ES)
  • Cobra coral, de Julia K. Rojas. Artista: Simon Aftalion ft. Orquidália e Nalu (SC)
  • Mais uma vez, de Pablo Violante. Artista: Jovem Ch, Lipinho, Gabrá (RJ)
  • Moço, de Luana Luz Iamamoto. Artista: Luana Luz Iamamoto (SP)
  • Mais aceso que o Diabo, de Juno. Artista: Apenas Juno (RN)
  • Meredith Monk / Mete dance, de Mooluscos. Artista: Yma & Jadsa (SP)
  • Quando quiser, de Diego Moreira Barreto. Artista: Depratie (MG)

19h – 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Teatro Glória (Sesc Glória)

  • Pássaro memória (Leonardo Martinelli, FIC, RJ, 15’)
  • Quebrante (Janaina Wagner, DOC, PA/SP, 23’)
  • Axé meu amor (Thiago Costa, FIC, PB, 18’)
  • Deusa menina (Juane Vaillant, FIC, ES, 18’)

– 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Sesc Glória)

  • Sekhdese (Graciela Guarani e Alice Gouveia, DOC, PE, 78′)

Quinta-feira – 25 de julho

9h – Oficina “Distribuição e Promoção para Filmes de Baixo Orçamento (B.O.) com Leila Bourdoukan”, Lab Maker, HUB ES+

10h – Debate com os realizadores da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi

14h – Sessão Especial + Debate – Sala Marien Calixte – 3º Andar

  • Lobby do batom, de Gabriela Gastal

14h – Marcélia Cartaxo: De Macabéa a Pacarrete – Auditório, HUB ES+

15h – Coletiva de Imprensa do Homenageado Lázaro Ramos com Lançamento do Caderno de Homenagem – Hotel Senac Ilha do Boi

16h – 7ª Mostra Cinema de Bordas – Sala Cariê Lindenberg – 2º Andar – Sesc Glória

  • A noite das vampiras (Rubens Mello, FIC, SP)

19h – – Homenagem à Lázaro Ramos – Teatro Glória (Sesc Glória)

– Sessão Especial de Encerramento

  • Não se aproxime: a  vida e a obra de Carmélia M. Souza, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales (DOC, ES, 33’) –

– Cerimônia de Premiação e Encerramento do 31º Festival de Cinema de Vitória

 

Fonte:rfcomunicacao.com.br

Cinco dicas de presentes típicos de Anchieta para o Dia das Mães
Transformação em Guriri: Governo do ES lança edital de R$ 321 milhões para nova etapa de macrodrenagem
Vitória recebe evento gratuito de tecnologia e startups nesta semana
Tradicional prova de natação acontece domingo na Ponta da Fruta
Estado: Com isolamento social, reformas domésticas aumentam e a EDP reforça orientação sobre riscos com energia elétrica
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Documentário mostra evolução das empresas no decorrer dos 35 anos de Cachoeiro Stone Fair
Próxima Notícia Quer adotar um animalzinho? Feira de adoção pet acontece neste sábado (27), na Serra
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.