Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: Júlia Almeida lança videoclipe no YouTube e em evento na Barra do Jucu
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Cultura > Júlia Almeida lança videoclipe no YouTube e em evento na Barra do Jucu
CulturaEstadoNotícias

Júlia Almeida lança videoclipe no YouTube e em evento na Barra do Jucu

Última Atualização 1 de julho de 2024 18:14
9 min de leitura
Compartilhar
Compartilhar

 

Cantora e compositora disponibiliza, no próximo sábado, o clipe do samba “Incendeia”, em homenagem à escritora capixaba Haydée Nicolussi

Reconhecida por sua atuação na área da música e da literatura, a cantora e compositora Júlia Almeida lança luz sobre a obra da poetisa capixaba Haydée Nicolussi em seu novo videoclipe, intitulado “Incendeia”. O trabalho será disponibilizado ao público no próximo sábado, 06 de julho, em seu canal no YouTube (@juliaalmeidasambas) e nas plataformas de vídeo. No domingo (07), às 17h, a cantora vai realizar uma exibição comentada do vídeo no bistrô e espaço cultural República da Barra, na Barra do Jucu, em Vila Velha. O videoclipe vai também entrar na programação do canal de TV Mu sic Box Brazil.
O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 002/2023 – Produção Audiovisual de Videoclipes, Webséries e Podcasts da Prefeitura de Vila Velha. A direção é de Renan Gonçalves Rauta, com direção musical de André Luiz Alves Daumas e argumento e roteiro de Júlia Almeida.
O samba “Incendeia” integra o segundo álbum de Júlia Almeida, “Samba na sombra”, no qual a artista busca inspiração na figura da poetisa Haydée Nicolussi (1905-1970), considerada a primeira escritora modernista do Espírito Santo.
Apagamento
Professora do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Júlia Almeida pesquisa a obra de Haydée Nicolussi desde 2019.  Com referências a poemas e versos da poetisa, o samba “Incendeia”, segundo ela, representa um protesto contra o apagamento que sofreram e sofrem muitas escritoras, em função de sua condição de gênero, classe, região e ideologia. “O samba pretende trazer à luz essa memória obliterada, ut ilizando a metáfora da centelha, da vela e da brasa que iluminam e incendeiam as sombras, fazendo referência ao único livro de Haydée Nicolussi, ‘Festa na sombra’ (1943)”, explica Júlia.
Feminismo
Nesse samba dolente, com melodia abrilhantada pelo coro de vozes femininas, Júlia Almeida destaca o pioneirismo e a coragem de Haydée Nicolussi. Nascida em Alfredo Chaves, a escritora teve papel importante na luta por direitos das mulheres do seu tempo. “Num primeiro momento, minha pesquisa sobre Haydée Nicolussi enfocou a politização de sua escrita a partir de 1930, acompanhando sua trajetória nas sombras (fascismo crescente, Estado Novo, Segunda Guerra Mundial) dos anos 30 até 45”, conta a compositora.
“Vi a relação estreita dela com outras escritoras e agora estou me aprofundando nisso, resgatando a memória dessas mulheres que foram muito revolucionárias no pensamento político, na inserção no campo literário, nos comportamentos e na vida social, produzindo obras que se comunicam e que constituem um discurso feminista importante”, acrescenta.
Segundo a compositora, o videoclipe estende essa homenagem a todas as mulheres vítimas de violência e feminicídio, guerras e homicídio. Mulheres de diferentes gerações se destacam nas imagens: no coro (Larissa Veloso e Livia Rosa), na representação do samba feminino (Cristina Couto, Michele Santos e Larissa Veloso) e nas cenas das mulheres do congo da Barra do Jucu, reunidas por Inara Novaes Macedo.
Os cenários turísticos de Vila Velha emolduram as performances, com foco no Farol Santa Luzia, metáfora visual dos versos “quem nasceu pra iluminar, não pode ver sua chama se apagar”, a foz do Rio Jucu, as praias e os rochedos do litoral da cidade.

- Publicidade -
  • PROGRAME-SE:

Lançamento do videoclipe “Incendeia”, de Júlia Almeida
Data: 06 de julho (sábado)
Onde assistir: Youtube @juliaalmeidasambas
Plataformas de vídeo Tidal e Boomplay

Exibição comentada do videoclipe
Data: 07 de julho (domingo)
Horário: 17h
Local: República da Barra – Av. Vasco Coutinho, 42, Barra do Jucu, Vila Velha (ES), 29.125-092
Entrada: gratuita
A programação vai incluir oficina de choro, às 14h, e apresentação do Fábio Pinel Quarteto, às 15h.

  • FICHA TÉCNICA DO CLIPE “INCENDEIA”:

Direção: Renan Gonçalves Rauta
Direção musical: André Luiz Alves Daumas
Argumento e roteiro: Júlia Almeida
O videoclipe foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 002/2023 – Produção Audiovisual de Videoclipes, Webséries e Podcasts da Prefeitura de Vila Velha
 

  • FICHA TÉCNICA DA FAIXA MUSICAL “INCENDEIA”:

Compositora e intérprete: Júlia Almeida
Produtor musical e arranjador: André Luiz Alves Daumas
Coro: Larissa Veloso e Livia Rosa
Contrabaixo e teclados: André Luiz Alves Daumas
Bateria e percussão: Jhonathan Monteiro Silva
Violão e cavaco: Ricardo Rigolon
Trombone: Welbert Miranda Dias
Coro: Larissa Veloso e Livia Rosa
Preparação vocal: Hemerick Xavier

  • SAIBA MAIS SOBRE JÚLIA ALMEIDA:

Professora do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Júlia Almeida publicou os livros “Estudos delezeanos da linguagem”, pela Ed. da Unicamp; “Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura”, pela Edufes, e “O fardo da autorrepresenta&cce dil;ão do brasileiro: discurso e contradiscurso”, pela Pontes. Organizou e participou de várias coletâneas sobre literatura e estudos culturais.

- Publicidade -

Em 2020, lançou seu primeiro álbum de sambas, “Vim pra roda, sim!”, reunindo cinco composições de sua autoria. Gravado no Apê Estúdio, no coração da Lapa (RJ), o disco contou com a participação do produtor e gaitista Rildo Hora, e teve seu conteúdo disponibilizado no canal da cantora no YouTube e nas plataformas digitais.

Em 2022, lançou o segundo álbum, “Samba na sombra”, reunindo cinco faixas inéditas compostas no período da pandemia: “O samba não pode parar”, “Futuro de um amor pretérito”, “Incendeia”, “Festa do samba” e Águas de Oxum”.
Todas as composições são de Júlia Almeida, sendo “O samba não pode parar” e “Águas de Oxum” em parceria com Sydney Porto. A ligação afetiva com o samba vem desde a adolescência, quando ela se mudou com a família de Manhumirim (MG) para Niterói (RJ). Na cidade fluminense, pôde acompanhar rodas de capoeira, rodas de samba e ensaios das escolas de samba. O estudo musical teve breve início na infância, com o piano, e se aprofundou há nove anos, quando ela teve aulas de cavaquinho com o músico Sílvio Barbieri e, tempos depois, com o professor Eliseu Martins.

Entre suas influências musicais destacam-se grandes nomes do samba como Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Beth Carvalho, Cartola e Nelson Cavaquinho, entre outras damas e mestres.

- Publicidade -

Sobre o trabalho de composição, considera-o fruto de sua carreira acadêmica: “É um complemento importante que me faz perceber melhor os aspectos da construção discursiva e artística que estão em muitos trabalhos que oriento na Pós-graduação (atualmente no Programa de Pós-Graduação de Linguística, e por onze anos também no PPG de Letras), foram muitos Mestrados e Doutorados orientados sobre aspectos discursivos do rap, da literatura, da dramaturgia, da canção, do slam etc”.

Paralelamente, Júlia Almeida tem se envolvido com a composição de sambas-enredos para escolas de samba do Espírito Santo. Juntamente com Bruno Rodrigues, ela compôs o samba-enredo aprovado no concurso do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Pega no Samba para o carnaval 2025, que tem como enredo “Pembelê, Sereias de Zambi”.

SIGA JÚLIA ALMEIDA:
Instagram: @juliamcalmeida
Facebook:  https://www.facebook.com/julia.almeida.71697092
YouTube: @juliaalmeidasambas

Por: José Roberto Santos Neves

Marataízes: Boletim Epidemiológico 16/7
Procissão marítima irá reunir dezenas de embarcações em Anchieta
Funcultura: Museu Vivo da Barra do Jucu comemora aniversário de oito anos
Decreto regulamenta concessão de benefícios a contribuintes afetados pelas chuvas
Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia: conheça mais sobre essa doença rara
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Marilândia recebe obras e novos investimentos do Governo do Estado
Próxima Notícia Pesquisadora Rosana Lanzelotte apresenta palestra ‘Cinco Séculos de Música Brasileira’ na Fames
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.