Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: Governo do Estado lança Projeto Semear para abastecer cozinhas das unidades prisionais
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Destaques > Governo do Estado lança Projeto Semear para abastecer cozinhas das unidades prisionais
DestaquesEstadoNotícias

Governo do Estado lança Projeto Semear para abastecer cozinhas das unidades prisionais

Última Atualização 20 de março de 2024 20:38
8 min de leitura
Compartilhar
Compartilhar
Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), lançou, nesta quarta-feira (20), o Projeto Semear, que visa ao cultivo de alimentos em áreas produtivas dos complexos prisionais para abastecimento das cozinhas instaladas nas penitenciárias do Estado. O evento foi realizado na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), localizada no Complexo de Xuri, onde a preparação da terra para o plantio de mudas e sementes já foi iniciado. O projeto abrange uma área de cultivo de 13,5 hectares.

Internos do sistema prisional estão sendo capacitados para o trabalho desenvolvido, que inclui a operação e manutenção de máquinas agrícolas, a instalação e manutenção de sistemas de irrigação, técnicas de plantio, entre outras atividades.  O projeto também contempla a construção de galpões para armazenamento de materiais e a construção de viveiro de mudas, além de maquinários como tratores, roçadeiras, distribuidoras de calcário, subsolador, entre outras ferramentas.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de investimentos federais, na ordem de R$ 4,7 milhões, oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), geridos pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Além do Complexo de Xuri, o projeto também é desenvolvido na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) que abrange uma área de cultivo de 30 hectares.  O projeto tem como base a produção inicial de hortaliças: acelga, alface, couve, beterraba, repolho, pepino, cenoura, aipim, abóbora, abobrinha, coentro, salsa, cebolinha, entre outros. Já na fruticultura, banana prata, tangerina e goiaba são os principais produtos cultivados.

“Temos um objetivo claro que é de que o detento tenha uma atividade. Eles irão produzir o próprio alimento dentro das unidades, com boa qualidade e gerando economia ao próprio sistema prisional. A madeira apreendida também será utilizada na fabricação de móveis que serão doados a instituições. Quem andou aqui há um ano e anda agora, vê a diferença deste lugar. Tivemos ainda investimentos em infraestrutura. E isso é uma forma de estabilizar o sistema. Com ações como essas, damos oportunidade de ressocialização aos apenados”, afirmou o governador Renato Casagrande, que esteve presente no evento.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, explica que toda a produção agrícola será aproveitada pelas cozinhas instaladas nas unidades prisionais do Estado. “O Projeto Semear foi pensado como uma alternativa para a autossuficiência do sistema prisional. Isso porque envolvemos os detentos em frentes de trabalho ligadas ao cultivo dos alimentos que serão consumidos por todo o sistema prisional. Tudo é realizado com acompanhamento técnico e com maior controle de qualidade. Para esse trabalho, contamos com a parceria de outras instituições que são essenciais para o sucesso do projeto e dessa forma promovemos o melhor aproveitamento de recursos, tornamos a gestão mais eficiente e estimulamos uma atividade produtiva para os detentos envolvidos”, disse.

O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, esteve presente no evento e destacou a importância do Funpen para a modernização do sistema prisional do País. “Os recursos são de grande valor e importância para a modernização do sistema penitenciário do País. Aqui no Espírito Santo, concluímos que a aplicação desses recursos é notória e abrange diversos benefícios para a gestão. São investimentos que visam não só a segurança das unidades prisionais, mas a execução de políticas penais que ampliam o conceito de segurança para além dos muros das prisões, promovendo também a reinserção social”, disse André Garcia.

A Secretaria da Justiça (Sejus) tem como parceiro no projeto Semear o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão responsável pela formação profissional para trabalhadores da área rural. Cursos como Tratorista; Agricultura orgânica; Olericultura; Aplicação de defensivos; Roçadora; Eletricista; Comando Elétricos; Poda e desbrota de café conilon, Praga e doenças do café, fazem parte dos cursos desenvolvidos com os internos do projeto.

Ainda durante a solenidade de lançamento do Projeto Semear, também foram anunciados mais de R$ 13 milhões em investimentos federais para o sistema prisional do Espírito Santo. Os recursos são do Fundo Penitenciário Nacional. Os recursos englobam equipamentos como 360 câmeras de videomonitoramento, 12 portais detectores de metais, seis aparelhos de Raio X, 480 pistolas calibre .40, 21 viaturas, além de equipamentos para montagem de uma oficina de malharia, além da instalação de uma fábrica de absorventes e fraldas descartáveis. A fábrica será instalada no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI).

Marcenaria do Bem

O evento também marcou a parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para o aproveitamento de madeiras apreendidas em projetos de ressocialização do sistema prisional. O projeto, intitulado como Marcenaria do Bem, vai proporcionar o aumento da capacidade de produção e vagas de trabalho para os detentos que atuam nas marcenarias existentes nas unidades prisionais.

A instalação de galpões pré-moldados também contempla o projeto Marcenaria do Bem. Os espaços serão necessários para o armazenamento das madeiras doadas, bem como para o desenvolvimento das oficinas de trabalho.

“O sistema prisional do Espírito Santo já conta com penitenciárias que possuem projetos reconhecidos na arte da marcenaria e que utilizam o trabalho de apenados, com matéria prima doada por empresas parceiras. Com o projeto, os recursos são transformados em peças diversas, como a fabricação de móveis utilitários, objetos de decoração e outros de utilidades domésticas, todos produzidos com alta qualidade e acabamento”, explicou o secretário Rafael Pacheco.

A parceria facilita a logística no trabalho do Idaf quanto à destinação da madeira apreendida. Em geral, esses materiais são apreendidos em função de não conformidades identificadas em estoques de comércio ou fábricas, transporte irregular ou ausência de comprovação da origem da madeira.

Atualmente, cerca de 150 m³ de madeira apreendida pelo Idaf estão aptos à doação e poderão ser destinados ao convênio. De acordo com o diretor administrativo e financeiro do Idaf, Ronaldo Lubiana, a iniciativa é um bom exemplo de prática de ESG (sigla, em inglês, para ambiental, social e governança).

“Ao destinar parte desses materiais para a ressocialização de internos, o Idaf contribui para a redução do desperdício e da degradação ambiental, promovendo a sustentabilidade. Além disso, ao dar oportunidade de trabalho e capacitação para os internos, o projeto fortalece aspectos sociais. Dessa forma, esse acordo representa uma ação concreta e transformadora nos âmbitos ambiental e social”, destacou Lubiana.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, aponta que o órgão atua sistematicamente, seja na fiscalização de rotina ou nos postos de fiscalização agropecuária, localizados nas divisas com outros estados. “Acho importante que também estejamos inseridos neste projeto, contribuindo para a ressocialização e reinserção social dos detentos”, completou.

Por: Giovani Pagotto/ Sandra Dalton / Paula Lima/ Alyne Reis

PM: Operação Ostensividade em todo Espírito Santo
Frank Aguiar e Karol Kailler confirmados na Festa dos Pescadores de Piúma
WEG VAI APRESENTAR DEMANDAS PARA EMPRESAS DO ES SE TORNAREM SUAS FORNECEDORAS
Produtores de tangerina da região serrana participam de capacitação na próxima sexta-feira (14)
Projeto Acervo Capixaba resgata 15 filmes raros do folclore e do cinema do ES em 2026
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Governo institui Semana da Ouvidoria da Mulher no Espírito Santo
Próxima Notícia Frente Parlamentar de Transtornos Neurobiológicos
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.