
Vila Velha tem pressa. E o trabalho preventivo de limpeza não espera as chuvas para iniciar. Diariamente, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos realizam serviços de capina, limpeza, varrição, raspagem, desobstrução de bueiros, pintura de meio fio e postes, além da limpeza dos canais e de pontos viciados de lixo.
O secretário interino de Serviços Urbanos, Rogério Mattos, lembra que o apoio dos munícipes é indispensável: “A população deve cuidar das vias pública, não descartando o lixo em locais impróprios. Esse é um dever de todos nós. A prefeitura realiza limpeza nos bairros semanalmente, o caminhão que recolhe o lixo domiciliar passa rigorosamente no horário e temos os serviços especializados, com horário marcado, para móveis, eletroeletrônicos e galhos, dentre outros disponíveis”, lembrou.
Canais e bueiros
O trabalho preventivo de limpeza dos canais e bueiros é realizado diariamente pelas equipes de limpeza e contribui diretamente para o rápido escoamento das águas durante os períodos das chuvas. Mutirões de limpeza são realizados semanalmente e atendem todas as cinco regiões administrativas do município.
Entre os serviços realizados estão: roçagem no entorno dos canais, limpeza das telas de proteção, comportas e estações de bombeamento, retirada de folhagens e desobstrução dos bueiros. Caminhões basculantes, tratores, retroescavadeiras e barcos também auxiliam na operação de limpeza da cidade.
Coleta domiciliar
Importante lembrar que a coleta de lixo doméstico segue regularmente. Nos bairros com maior concentração de imóveis, onde a demanda é maior, a frequência da coleta do lixo domiciliar é diária; nos demais bairros, é feita em dias alternados. A orientação é que o lixo seja muito bem vedado e depositado uma hora antes da passagem do caminhão.
Cata-Móveis
Móveis e eletroeletrônicos também podem ser descartados de forma correta, por meio do serviço Cata-Móveis, disponibilizado pela Prefeitura de Vila Velha. O cidadão pode acionar o serviço através da Ouvidoria, no telefone 162 e agendar o dia e horário do seu recolhimento.
Texto: Rodrigo Elias| Foto: Assessoria


