no Palácio Anchieta, O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou o decreto de reestruturação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em cerimônia realizada nesta segunda-feira (27). A medida resulta na criação de novas Unidades e o retorno do extinto Batalhão de Missões Especiais (BME). Além disso, contempla a promoção de 83 militares das duas Corporações.
Em nível de reestruturação, quatro novas Companhias Independentes serão criadas na Polícia Militar: em Nova Rosa da Penha (Cariacica), São Torquato (Vila Velha), Jaguaré e Pinheiros. Em tempo, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) será dividido em duas unidades, uma responsável pelo comando do policiamento em Vitória e Serra, outra abrangendo os municípios de Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari. Já a Companhia Independente de Missões com Cães será elevada ao patamar de Batalhão de Ações com Cães (BAC).
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, se dirigiu aos policiais promovidos e disse: “com essas novas competências, espero que se dediquem ao máximo a essa corporação. Que sejam guiados pelos interesses da Polícia Militar, como se tivessem uma bússola institucional. Pois todas essas conquistas foram possíveis com muito trabalho, diagnóstico, planejamento estratégico e execução, graças à sensibilidade do governador com a segurança pública”, afirmou.
Nesse sentido, o secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho mencionou que estas medidas começam a solucionar o gargalo nas promoções dos militares e trazer mais segurança à sociedade capixaba. “Valorizem esse ato, pois recrutou muito esforço e trabalho de todos nós. Vivemos um momento difícil, mas temos um governo preocupado com a segurança de todos. As pautas de segurança pública não são fechadas nas portas do Palácio Anchieta. O governador está aberto ao diálogo sempre”, pontuou.
Por sua vez, o governador do Estado, Renato Casagrande, iniciou seu discurso com a máxima “bons pensamentos vem com boas atitudes”. Ele usou essa expressão para demonstrar a importância de não se omitir frente às dificuldades.
“Estamos investindo pesado porque confio nas forças de Segurança do Espírito Santo. Acredito que ela irá gerar mais resultados e já estamos colhendo os frutos. A meta do estado é se tornar um dos menos violentos do Brasil. Precisamos reduzir a criminalidade com muito trabalho, que tem que ser feito todos os dias para vencermos a cultura de violência”, finalizou.


