Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: Museu Vale promove 7ª edição do Encontros com a Arte Contemporânea
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Cultura > Museu Vale promove 7ª edição do Encontros com a Arte Contemporânea
CulturaDestaquesFestas e EventosNotícias

Museu Vale promove 7ª edição do Encontros com a Arte Contemporânea

Última Atualização 7 de outubro de 2024 16:41
9 min de leitura
Compartilhar
Compartilhar

 

Evento discute a importância da arte como agente de transformação social nos dias 8 e 9 de outubro, na Ufes

 

- Publicidade -

O Museu Vale, em seu momento extramuros, e o Instituto Cultural Vale apresentam a 7ª edição do Encontros com a Arte Contemporânea na terça (8) e quarta-feira (9/10), no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento gratuito tem como tema “Arte como Escultura Social”.
“O Encontros com a Arte Contemporânea, realizado desde 2017, promove diálogos e cruzamentos entre diferentes disciplinas, sempre conectadas à arte e a cultura na sociedade brasileira contemporânea. O evento busca refletir sobre as diferentes formas de manifestações culturais e suas possíveis consonâncias, com apresentações de participantes das mais variadas áreas”, afirma a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso.
A abertura do evento será com o lançamento do catálogo da exposição Folhear, que aconteceu entre os dias 5 de junho e 8 de setembro, nos espaços de preservação da Mata Atlântica, Parque Botânico Vale, em Vitória (ES) e Reserva Natural Vale, em Linhares (ES). Estarão presentes o curador Ronaldo Barbosa e o artista Felipe Barbosa.
Com participantes de diversas áreas do conhecimento, o encontro propõe uma reflexão sobre as possibilidades da arte como agente de transformação social. Fernando Pessoa, professor da Ufes e organizador do evento ao lado de Claudia, reforça: “A arte, por vezes, faz a realidade aparecer com intensidade, promovendo o que é mais elementar à vida: sua origem. Ao destacar o elemento vital, a arte nos desperta do habitual, restitui sentido à existência e pode transformar o ser humano”.
O evento contará com três mesas de conversa, com participarão de profissionais de diferentes áreas como Medicina, Artes Visuais, Audiovisual, Antropologia, Educação, entre outras. Durante toda a programação o público poderá conferir de perto a feira de arte indígena, com representantes dos povos originários Guarani e Tupinikim. O encerramento será com uma batalha de Slam com o grupo Slam Quimera, que utiliza a poesia como ferramenta de transformação social.
A programação é gratuita, aberta ao público e tem classificação livre.
7ª edição do Encontros com a Arte Contemporânea
Data: 8 e 9 de outubro
Local: Teatro Universitário da UFES
Entrada: Gratuita e o credenciamento pode ser feito no local
Classificação: Livre
Abertura – Lançamento do catálogo da exposição Folhear
8 de outubro, das 10h30 às 12h30
Teatro Universitário da Ufes – Vitória, ES
Lançamento do catálogo da exposição Folhear, do casal de artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, apresentada pelo Museu Vale, com a presença do curador Ronaldo Barbosa e do artista Felipe Barbosa, para uma conversa sobre o processo de criação e produção das obras, que uniram arte e meio ambiente em espaços de preservação da Mata Atlântica.
Mesa 1 – Andreia Beatriz e Rubiane Maia
8 de outubro, das 14h às 16h
Teatro Universitário da Ufes – Vitória, ES
Sobre as participantes:
Andreia Beatriz
Com graduação em Medicina pela UFCSPA, especialização em Saúde Coletiva pela UESC, e mestrado em Saúde Coletiva pela UEFS, Andreia Beatriz atua na área de Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária em Saúde, saúde e sistema prisional, saúde da população negra e saúde coletiva. É escritora, militante da Organização Reaja ou Será Morta e docente da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Rubiane Maia
Rubiane Maia é uma artista multidisciplinar que vive em Folkestone, Reino Unido. Graduada em Artes Visuais e mestre em Psicologia Institucional pela UFES, seu trabalho é um híbrido entre performance, instalação, escrita e produções audiovisuais. Interessa-se pelo corpo, linguagem, memória e matérias orgânicas, explorando relações de interdependência entre seres humanos e não humanos, considerando a natureza e o meio ambiente em suas obras.
Mesa 2 – Isabelle Vidal Giannini, Bekroiti Xikrín e Bep-kó Xikrín
8 de outubro, das 18h às 20h
Teatro Universitário da Ufes – Vitória, ES.
Projeto Memória Xikrin
O Projeto Memória Xikrin, fruto de uma parceria entre o Instituto Indígena Botiê Xikrin e a Vale, teve início no ano de 2019 com a elaboração de duas publicações: Mẽ-kukrodjo-tum: o conhecimento dos antigos e Benadjuro-tum: homenagem ao chefe Botiê e à história Xikrin e a produção de um filme. Na sequência, a partir do trabalho feito por jovens pesquisadores(as) Xikrín e com o apoio dos anciãos(ãs) Xikrín, em encontros e conversas nas aldeias, o projeto resultou na construção da Plataforma Online Acervo Xikrín e quatro dicionários ilustrados Xikrín-Português, com o propósito de servir de material didático e estímulo para pesquisa de alunos e professores nas escolas da Terra Indígena Xikrín do Cateté.
Sobre os participantes:
Isabelle Vidal Giannini
Bióloga e antropóloga, pesquisou os Xikrín do Kateté. Fundadora do ISA, coordenou projeto de manejo florestal Xikrín nos anos 90. Participou de GTs da Funai para identificação de terras indígenas. Consultora em educação indígena, geração de renda e licenciamento ambiental. Desde 2019, colabora no projeto Memória Xikrín, parceria entre o Instituto Indígena Botiê Xikrín e a Vale.
Bekroiti Xikrín
Indígena Xikrin da aldeia Pykatiokrãi, território Xikrin do Kateté, Parauapebas. Estudante de Letras na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atua na Coordenação de Língua e Identidade Indígena no departamento de Educação Escolar Indígena da Prefeitura de Parauapebas. Engajado em projetos de valorização cultural e fortalecimento da educação e identidadedo povo Xikrin, contribuindo para a preservação das tradições e o desenvolvimento educacional de sua comunidade.
Bep-kó Xikrín
Indígena Xikrín da aldeia Pykatiokrãi, território Xikrín do Kateté, Parauapebas/PA. Estudante de Licenciatura Intercultural na UEPA. Gerente na Associação Komrê. Atua em projetos de valorização cultural e fortalecimento da identidade do povo Xikrín, contribuindo para a preservação das tradições e o desenvolvimento de sua comunidade.
Mesa 3 – Bárbara Wagner & Benjamin de Burca e Hugo Oliveira
9 de outubro, das 14h às 16h
Teatro Universitário da Ufes – Vitória, ES
Sobre os participantes:
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
Bárbara Wagner e Benjamin de Burca trabalham juntos há mais de uma década, produzindo vídeos e videoinstalações em diálogo com outros artistas. Desenvolveram um método de pesquisa baseado em documentário observação e investigação documental, colaborando com protagonistas na construção de direção, argumento, figurinos e trilhas sonoras. Exibiram em locais como Bienal de Veneza, New Museum e ICA Boston. Suas obras estão em coleções de instituições como MASP, MoMa, Museu Reina Sofia, Inhotim, entre outras.
Hugo Oliveira
Cria do Morro da Providência, Hugo é artista da dança, educador, pesquisador e doutor em Comunicação Social pela UERJ. Atuou em instituições como IPP/ONU-Habitat, Redes da Maré, GRES Portela, CIEDS, IDEBRA, Globo e Firjan, gerenciando programas de educação, dança e desenvolvimento social. Autor de Vem No Mim Que Eu Sou Passinho, é fundador do Bonde do Jack, da Galeria Providência e coordenador do Pré Vestibular Marielle Franco.
Encerramento – Batalha de Slam com Slam Quimera
9 de outubro, das 18h às 20h
Teatro Universitário da Ufes – Vitória, ES.
O Slam Quimera é um movimento cultural nascido em 2021, em Terra Vermelha, Vila Velha (ES), com o objetivo de promover a poesia e a expressão artística de jovens e adultos das periferias. Fundado por Juh D’lyra, o slam busca dar voz a temas sociais como racismo, desigualdade e empoderamento, utilizando a poesia como ferramenta de transformação. Com competições, workshops e mesas redondas, já se apresentou em diversas cidades, consolidando-se como uma plataforma inclusiva para a arte poética contemporânea.

 

Por: Carla Nascimento

Anchieta: 18 ruas dos Bairros Planalto e de Nova Anchieta estão recebendo drenagem e pavimentação
Marataízes: Boletim Epidemiológico 29/10
Espírito Santo ganha Atlas Climatológico inédito elaborado pelo Incaper
Boletim Epidemiológico 4/1
IEL-ES abre 61 vagas de estágio voltadas para ensino técnico e superior
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Senai ES oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em Cariacica
Próxima Notícia Secult lança edital de chamamento para parceria com OSC na gestão do Projeto Biblioteca Transcol
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.