
Atividades ligadas à eficiência energética e à sustentabilidade são o foco da competição voltada aos estudantes de todo Brasil
Medalhas, viagem e notebooks. Essas são as premiações que os estudantes que se destacarem na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (ONEE), organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, levarão para a casa. As inscrições para a competição vão até 04 de outubro e podem ser realizadas pelos professores das escolas no site www.onee.org.br.
A competição tem o objetivo de engajar os alunos em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
A primeira fase da competição acontece por meio de games voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética. Já na segunda fase, são propostas questões objetivas sobre o assunto que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE. Assim os estudantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), prevista para acontecer em novembro.
Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
A Olimpíada, que acontece por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL, oferece ainda curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui três módulos que abordam os seguintes assuntos: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; uso seguro da energia elétrica e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.
Quem pode participar
A oportunidade é para alunos matriculados em escolas públicas e privadas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de todos os estados brasileiros. A edição de 2024 espera alcançar mais de 200 mil alunos, além de abranger pelo menos 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas de todo o país.
Cronograma:
-
Inscrições: Até 04 de outubro, no site https://www.onee.org.br/
-
Formação de professores: 22 de julho a 05 de outubro
-
Provas e Desafios (FASE I e II): 07 a 12 de outubro
-
Resultado: 25/10
-
Evento de premiação: novembro
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Atendimento à imprensa EDP
– Envio de demandas em horário comercial (9h às 18h): edp@gbr.com.br
– Solicitações de imprensa factuais fora do horário comercial devem ser encaminhadas via ligação telefônica, por meio do celular de plantão da EDP: 11 94157-1854
Por: Brunna Littig/ Foto: Divulgação EDP


