Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceite
Informe CapixabaInforme CapixabaInforme Capixaba
Notificação Mostrar Mais
Redimensionador de fonteAa
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Leitura: Fapes participa do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap em Brasília
Compartilhar
Informe CapixabaInforme Capixaba
Redimensionador de fonteAa
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Buscar
  • Início
  • Cidades
    • Estado
    • Municípios
  • Colunistas
    • Bernada Navarro
    • Heloisa Soares
    • Régis de Oliveira
  • Cursos e Concursos
    • Serviço & Utilidades
  • Economia & Negócios
    • Agricultura
    • Emprego
    • Pesca
  • Esporte
  • Festas e Eventos
  • Brasil e Mundo
  • Pessoas
  • Polícia
  • Política
  • Tecnologia
  • Turismo e viagens
  • Saúde & Bem-Estar
  • Blog
  • Notícias
  • Mais +
    • Cultura e Lazer
    • Justiça
    • Segurança
    • Obras
    • Educação
    • Opinião
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Informe Capixaba > Blog > Estado > Fapes participa do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap em Brasília
EstadoFestas e EventosNotícias

Fapes participa do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap em Brasília

Última Atualização 15 de março de 2024 17:52
7 min de leitura
Compartilhar
Compartilhar

 

Evento aconteceu entre dessa quarta-feira (13) até esta sexta-feira (15). Próximo Fórum Nacional Confap será correalizado pela Fundação capixaba, na Capital Vitória, no Estado, nos dias 18, 19 e 20 de junho.

 

- Publicidade -

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcou presença no 63º Fórum Nacional Consecti & Confap. O evento foi realizado entre essa quarta-feira (13) e esta sexta-feira (15), em Brasília, no Distrito Federal, e reuniu representantes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil, além de autoridades nacionais ligadas à ciência, tecnologia e inovação.

Na comitiva capixaba, participaram o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão; a diretora Administrativa-Financeira, Lucia Araujo; o diretor de Inovação, Elton Moura; o gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro, Geanderson Costa; e a assessora de Comunicação e Imprensa, Samantha Nepomuceno.

Durante a tarde dessa quarta-feira (13), aconteceu a primeira reunião do ano do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com a presença de presidentes e representantes das FAPs. Rodrigo Varejão participou da reunião em que gestores das 27 fundações brasileiras trocaram experiencias e alinharam novas metas para as FAPs.

“Foi meu primeiro fórum Confap como diretor-geral da Fundação. Uma excelente oportunidade de conhecer pessoalmente os gestores das outras FAPs, além da diretoria do Confap, Capes, CNPq, Finep e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Discutimos temas prioritários de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira, alianças internacionais de fomento e valorização para os nossos pesquisadores e empreendedores, entre outros temas. Uma reunião muito produtiva e com boas perspectivas de parcerias institucionais ainda este ano”, comentou Rodrigo Varejão.

- Publicidade -

O diretor-geral da Fapes aproveitou o encontro para anunciar que o próximo Fórum Nacional Confap será correalizado pela Fundação capixaba, na Capital Vitória, no Estado, nos dias 18, 19 e 20 de junho. Na ocasião, a Fapes vai celebrar 20 anos de história e está preparando uma programação especial para receber a 64ª edição do Fórum.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Confap, Odir Dellagostin, pelo vice-presidente do Conselho, Márcio de Araújo Pereira, e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e anfitrião do evento, Marco Antônio Costa Júnior. Na reunião, foi votada a alteração da diretoria da Região Norte do Confap e também foi apresentada pelo diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire Jr., o Programa de Atração e Fixação de Pesquisadores para Inovação e Desenvolvimento Científico – Conhecimento Brasil.

Encontro dos diretores administrativos-financeiros

- Publicidade -

Ainda no primeiro dia do evento aconteceu, de maneira simultânea, a reunião dos diretores administrativos-financeiros das FAPs. Lucia Araujo, diretora Administrativa-Financeira da Fapes, e Geanderson Costa, gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro da Fundação capixaba, participaram do encontro que foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligado ao Governo Federal.

Entre as pautas abordadas, estavam a execução dos recursos de ações transversais; a transparência e a disponibilização de dados públicos pelas FAPs; a possibilidades de intercâmbio entre as fundações para profissionais das FAPs; e a organização de programas de treinamento para formações em conjunto.

“Também estava na pauta a demonstração dos sistemas internos de gestão das FAPs e, neste quesito, a Fapes pôde ser considerada referência. Durante o encontro, o nosso sistema foi mencionado e algumas fundações, de outros estados, se interessaram pela nossa plataforma, o SigFapes. Sem dúvida, o encontro foi um ótimo momento para nos conhecermos melhor e trocarmos experiências”, destacou Lucia Araujo.

Reunião dos diretores técnico-científicos e de inovação

Na programação do Fórum, também foi realizada a reunião entre os diretores técnico-científicos das 27 FAPs e, na ocasião, foi discutida a capacidade operacional do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) pelas fundações brasileiras em 2024, além do status do apoio aos institutos nacionais de ciência e tecnologia, o banco de avaliados Ad Hocs e a reunião anual dos diretores técnico-científicos.

“A reunião teve muitos pontos importantes e o tempo não foi suficiente para tratar toda pauta. Por isso, já deixamos alinhado que faremos reuniões ao longo da semana por meio de videoconferências. E o mais importante é que tudo o que tratarmos será levado para os diretores-presidentes das FAPs para que eles analisem aspectos políticos para a tomadas de decisão junto ao Confap. Estamos pensando em novas políticas públicas de incentivo à CT&I”, explicou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, que representou as duas diretorias, de Inovação e Técnico-científica no Fórum.

As próximas pautas que serão trabalhadas pelos diretores são: o novo Sistema Nacional de Pós-graduação, a chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de infraestrutura, entre outras.

O Fórum

O 63º Fórum Nacional Consecti & Confap reuniu secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, as FAPs, promovendo o diálogo com entidades e agências de fomento à CT&I federais e internacionais sobre temas prioritários da política científica e tecnológica brasileira.

A 63ª edição do Fórum é realizada pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Clique aqui e confira mais detalhes do primeiro dia do Fórum.



Fonte: Samantha Nepomuceno/ Texto: Samantha Nepomuceno ( Com informações do Confap.)

Trânsito de Anchieta será fiscalizado pela Guarda Municipal
Marataízes: Atendimento à mulheres na Praça da Barra
Personalidades ligadas ao esporte são homenageadas na Ales
Governo entrega obras de pavimentação e anuncia reconstrução de escola em Piúma
Vem Cantando Kids: inscrições abertas para a competição musical de crianças de 4 a 10 anos
Compartilhe esta Notícia
Facebook E-mail Impressão
Notícia Anterior Artesanato capixaba movimenta economia no Espírito Santo
Próxima Notícia Prefeito Dorlei se reúne mais uma vez com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Mantenha-se Conectado

FacebookTipo
InstagramSiga

Últimas Notícias

Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales pelo deputado Fabrício Gandini.
Passe livre no Transcol para profissionais da educação é proposto na Ales Projeto de Lei nº 533/2026
Destaques Educação Estado Notícias Política
Roda de Boteco em Colatina apresenta petiscos de bares participantes do festival.
Roda de Boteco em Colatina reúne 14 estabelecimentos e novidades gastronômicas
Festas e Eventos Cidades Colatina Destaques Estado
Galeria Lilás em Anchieta é destaque em convite oficial da Câmara Municipal para a inauguração no dia 19 de outubro.
Galeria Lilás em Anchieta homenageia vereadoras nesta segunda-feira 19 de outubro de 2026
Política Anchieta Cariacica Cidades Destaques Notícias
FINDESLAB lança diagnóstico gratuito de inteligência artificial durante o FINDESLAB Day em Vitoria.
FINDESLAB oferece diagnóstico gratuito para orientar empresas no uso da inteligência artificial no Espírito Santo 2026
Festas e Eventos Cultura Destaques Estado Indústria Notícias Tecnologia
//

Uma nova experiência digital para quem busca informação de qualidade: as notícias que importam, com a leveza que você merece.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Informe CapixabaInforme Capixaba
Siga-nos
Todos os Direitos Reservados - © 2026 Informe Capixaba - CNPJ: 33.062.857/0001-95
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Cookies
  • Termos de Uso
  • Fale Conosco
Assine nossa NewsLetter!
Inscreva-se na nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts, etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Seja bem Vindo(a)!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.