
A partir desta segunda-feira (16), a exposição “De onde surgem os sonhos” vai ocupar o espaço expositivo do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. A solenidade de abertura acontece às 19h, com presença do governador Renato Casagrande.
Fruto de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Cultural Vale, com recursos viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra tem curadoria de Vanda Klabin e apresenta 72 obras de 50 artistas brasileiros consagrados e novos nomes. É um recorte da coleção Andrea e José Olympio Pereira, considerada uma das maiores do mundo.
O título “De onde surgem os sonhos” remete à obra homônima de Jaider Esbell (1979-2021), um dos artistas Macuxi mais renomados de Roraima. Produzida com canetas marcadoras, sobrepondo elementos visuais que propõem uma viagem onírica multicolorida, a obra foi adquirida em 2021 pelo casal de colecionadores Andrea e José Olympio Pereira. Escritor, artista, arte-educador, geógrafo, curador e ativista dos direitos indígenas, Esbell faleceu em novembro daquele mesmo ano.
De acordo com a curadora, muitas das novas aquisições são representativas de artistas contemporâneos de diferentes regiões do país – os quais, inclusive, transitam por linguagem variadas e mídias diversas. Mais que isso: suas obras têm uma aproximação singular com a arte indígena, dos povos ancestrais, dos afrodescendentes e da arte popular.
Representado por duas obras de Acelino Sales Tuin, “Txain Punke Ruaken” (2021) e “Nahene Wakame” (2022), o Coletivo Mahku marca presença na mostra. O grupo é formado por artistas e pesquisadores indígenas da etnia Huni Kuin – também conhecidos como Kaxinawá –, originários da Aldeia Chico Curumim, no Alto do Rio Jordão, no Acre.
A coleção
Famosa no mundo inteiro, a coleção de Andrea e José Olympio Pereira tem foco na produção brasileira a partir dos anos 1940 até o momento atual, reunindo cerca de 2.500 obras. Em 2018, inauguraram o Galpão da Lapa, antigo armazém de café do século XIX, e o converteram em um espaço expositivo que recebe, a cada dois anos, um curador diferente para criar novas exposições a partir das obras de sua coleção.
A exposição “De onde surgem os sonhos” marca também as comemorações dos 25 anos do Museu Vale.
Serviço:
Exposição “De onde surgem os sonhos”
Abertura: 16/10 (segunda-feira)
Horário: às 19h
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, Centro de Vitória
Visitação: de 17 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (início da última sessão às 17h); sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (início da última sessão às 15h).
Agendamento de grupos escolares pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032.
Fonte: Secretaria da Cultura Seecult


