
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, teve a inclusão de mais dois públicos prioritários, nessa segunda-feira (26). Segundo o Programa Nacional de Imunização, gestantes e puérperas deverão ser incluídas na próxima fase da Campanha, junto à população com comorbidades.
A definição dos novos grupos tem como base as evidências científicas que mostram gestantes e puérperas como fatores de risco para desfecho desfavorável para o novo Coronavírus. Levou-se em consideração também, o cenário pandêmico no Brasil, com elevada circulação da SARS-CoV-2 e o aumento no número de óbitos materno.
“Entende-se que os benefícios da imunização a gestantes e puérperas são superiores ao risco. Diante disso, em pactuação tripartite, entre União, estados e municípios, foi definido a inclusão destes dois novos grupos à Campanha”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.
O Ministério da Saúde também definiu que o início da vacinação deve ocorrer junto ao grupo de comorbidades, seguindo a estratégia de primeiro, vacinar gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; e posteriormente demais gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes. Ainda, segundo o Ministério, há a previsão de que até final de maio se atenda à oferta de primeiras doses para o grupo atualizado.
Esclarecimento sobre atraso na aplicação da segunda dose da Covid 19.
Em nota enviada pelo Ministério da Saúde sobre o atraso nas segundas doses da vacina CoronaVac, o município irá receber o imunizante somente na semana que vem. Por enquanto o envio desta semana de 2.200 doses da CoronaVac deverão distribuídas em todo o Estado.


